lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias “Saímos mais preparados”: HM forma mais 15 profissionais em residência multiprofissional em saúde
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
“Saímos mais preparados”: HM forma mais 15 profissionais em residência multiprofissional em saúde
Qua, 24 de Fevereiro de 2021 00:00

images/2021/residentes_mural%202.jpg

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, formou em parceria com a Escola de Saúde Pública, mais 15 profissionais na VI turma do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (RIS-ESP), com ênfase em Cardiopneumologia.

 

Durante dois anos os residentes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos, vivenciar a rotina hospitalar e atuar em diversos setores do hospital. Além de aprender, eles também contribuíram de diversas formas com a unidade.

 

Como atividade de encerramento do programa, a equipe desenvolveu um painel de fotos com as experiências exitosas desenvolvidas durante a especialização. O mural ficou exposto no corredor principal do HM. “A ideia do mural surgiu da impossibilidade de realizar uma ação em ambiente fechado, ou com muitas pessoas, por conta da pandemia. Conseguimos expor nosso trabalho e de uma forma que alcançou até mais pessoas. Aqui, (referindo-se ao local do mural) todo mundo que passa vem dar uma olhada”, explica a residente e cirurgiã dentista, Mikaella Fontes.

 

 images/2021/residentes_mural%203.jpg

 

Para participar da Mostra de Experiências Exitosas da RIS-ESP/CE, além do mural, a equipe enviou um vídeo relatando as experiências desenvolvidas durante a formação.

 

Mais preparados

 

Para a Terapeuta Ocupacional, Roberta Fontenele, a residência multiprofissional é por si só um grande desafio, mas enfrentá-la durante uma pandemia foi ainda mais árduo, mas sobretudo gratificante. “Nós nunca pensamos em desistir, pelo contrário, nos envolvemos ainda mais, nos reinventamos e cada um, dentro da sua categoria profissional, tentou dar o seu melhor e contribuir de alguma forma com os profissionais que estavam na linha de frente. Foi um período muito enriquecedor. Saímos profissionais mais preparados. O sentimento é de gratidão”, ressalta.

 

images/2021/residentes_mural%201.jpg

 

O mural “Viralizando o Bem”, que trazia boas as notícias da pandemia, os tutoriais sobre o uso correto dos dispositivos inalatórios, os protocolos e treinamentos sobre a higienização bucal em pacientes com Covid-19 e a produção de coxins (tipo de almofada feita de espuma, desenvolvida para os pacientes da UTI, foram algumas das atividades inovadoras desenvolvidas pelos profissionais.

 

O coordenador da Residência Multiprofissional no hospital, Rodrigo Tavares Dantas, ressaltou esse incremento na força de trabalho na saúde do Ceará e destacou a importância dos profissionais para a unidade. “Eles desenvolveram um excelente trabalho, onde chegavam contribuíam para a mudança do ambiente. Durante a pandemia, apesar do medo do desconhecido, eles se mantiveram unidos e sempre disponíveis para ajudar”.

 

Residência Multiprofissional


O Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde é conduzido político e pedagogicamente pela ESP/CE desde 2011. Entre seus principais objetivos, a iniciativa visa à capacitação de lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, o programa tem duração mínima de dois anos e sua carga horária total é de 5.760 horas. Pensado na perspectiva da integralidade da Atenção, da Gestão, do Controle Social e da Formação em Rede, a iniciativa integra dez programas de Residência Multiprofissional em Saúde e um Programa de Residência Uniprofissional em Saúde.

 

Serviços

Agenda - Setembro 2021

Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados