lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias HM realiza reuniões diárias para agilizar atendimento a pacientes
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
HM realiza reuniões diárias para agilizar atendimento a pacientes
Qua, 14 de Outubro de 2020 00:00

images/2020/banner-18.08-matria.png

 

Com nove meses de participação no projeto Lean nas Emergências, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) conseguiu traçar estratégias importantes para qualificar o atendimento prestado à população. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, deu início neste mês à realização de reuniões diárias para otimizar os processos de trabalho e checar o funcionamento de itens hospitalares.

 

Conhecida como Daily Huddle, a prática possibilita o gerenciamento de riscos na unidade a partir de reuniões realizadas duas vezes por dia. Os encontros têm no máximo 15 minutos de duração e contam com a participação de coordenadores dos setores assistenciais e administrativos do hospital.

 

No HM, as reuniões ocorrem diariamente, às 11h e às 16h. Com uma planilha em mãos, os responsáveis pela reunião fazem aos coordenadores perguntas diversas, que envolvem a organização das equipes, abastecimento de insumos, medicamentos, equipamentos, entre outros assuntos.

 

“Com o Daily Huddle além de envolvermos todo o hospital no processo, as ações ficam alinhadas e tornam-se mais objetivas. É possível mensurar diariamente os resultados e os desafios são superados com maior eficiência”, completa o chefe da Emergência do HM, Breno Dantas.

 

A proposta da reunião é discutir problemas pontuais. Assim, a equipe aborda o que está acontecendo e o que pode ser feito para otimizar os processos de trabalho. A organização reflete sobre o funcionamento da emergência da unidade, com aumento no número de altas e liberação de leitos, por exemplo. “A equipe está cada dia mais envolvida e já sentimos diferença no serviço de apoio como o de imagem, por exemplo”, conta a coordenadora de Enfermagem da Emergência do HM, Andréa Carvalho.

 

Lean nas Emergências

 


O Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, localizado em São Paulo. “Lean”, que em português significa enxuto, é uma metodologia para alinhar toda a organização da unidade e levar qualidade mais rapidamente aos usuários. Até 2020, a meta do projeto no Brasil é que 100 serviços de urgência sejam reestruturados, com 450 profissionais capacitados e 180 protocolos clínicos implantados.

 

No Ceará, além do Hospital de Messejana, outras quatro unidades da rede estadual fazem parte do Lean. O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e o HM estão no quarto ciclo de implantação do projeto. O Hospital César Cals participou do Ciclo 2 do Lean, sendo a primeira emergência obstétrica a ingressar no projeto. Já o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital Regional do Cariri (HRC) integraram o Lean em ciclos anteriores, com diminuição de extraleitos em 63% e 70% respectivamente. A participação das unidades reforça o compromisso do Estado em promover uma saúde integrada com resolutividade.

 

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Jessica Fortes
Arte gráfica: Francisco Oliveira

 

Serviços

Agenda - Outubro 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados