lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Pacientes do HM acompanham sessão de cinema na unidade
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Pacientes do HM acompanham sessão de cinema na unidade
Sex, 14 de Agosto de 2020 00:00

 

Os pacientes das enfermarias G e H do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública da Secretaria de Saúde (Sesa), do Governo do Estado, tiveram um fim de tarde diferente na última quinta-feira (13). A equipe multidisciplinar da unidade promoveu a exibição do filme “O Alto da Compadecida”, produção brasileira que retrata a cultura nordestina com doses de humor e críticas sociais.

 

Segundo a assistente social, Leyla Moraes, a sessão de cinema surgiu para mudar a rotina hospitalar, contribuindo positivamente para tratamento dos pacientes e amenizando a saudade que eles sentem de casa. “Oportunizar esses momentos de lazer e relaxamento também é cuidar. Além de proporcionar um atendimento humanizado, é uma forma de melhorar o bem-estar dos nossos pacientes e acompanhantes”, complementa.

 

images/2020/cinema_pacientes.jpg

 

Devido à pandemia de coronavírus, a ação na unidade aconteceu na Praça do Servidor, localizada dentro do Hospital, em frente às unidades de internação. Assim, os pacientes puderam acompanhar o filme da varanda dos leitos, sem aglomerações e em conformidade às regras de segurança.

 

Maria da Conceição Silva, de 67 anos, está internada há 16 dias no HM para realizar exames pré-operatórios. Ela conta que nunca foi ao cinema e achou a iniciativa maravilhosa. “Estes dias longe de casa me preocupam, tenho um filho deficiente visual e estou com saudades. Hoje é a primeira vez que eu me distraio, mudou até o clima. Esse filme é muito engraçado”, relatou enquanto comia pipoca.

 

images/2020/cinema_mari%20da%20conceio.jpg

 

Para quem está inserido na rotina hospitalar como acompanhante, o filme também foi um momento de descontração. “Achei a ideia ótima, principalmente porque já tá perto do final de semana e a saudade de casa aumenta. Estamos nos divertindo. A equipe do hospital está de parabéns”, afirmou Maria Claudivania Guerreiro.

 

Ao levar o cinema para as enfermarias. a equipe multidisciplinar tem, como meta, proporcionar lazer e entretenimento para os pacientes. “Nós começamos com o cinema, mas a nossa ideia é promover quinzenalmente uma ação diferente, seja com música, poesias, ou teatro, por exemplo. Queremos trazer arte e promover momentos de alegria e descontração para eles”, reforça a assistente social, referindo-se à intenção do grupo, também formado por psicólogas e nutricionistas.

 

As unidades de internação G e H contam com 72 leitos de enfermaria e recebem pacientes cardíacos e pulmonares. A equipe já planeja a próxima intervenção no local. “Ficamos muito felizes com a reação deles. Hoje de manhã não se falava em outra coisa. O clima nas enfermarias é outro, eles agradeceram muito. Isso nos motiva”, completou Leyla Moreira.

 

 

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter/fotos: Jessica Fortes

 

Serviços

Agenda - Setembro 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados