lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Sistema de Gestão Hospitalar é implantado no Hospital de Messejana
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Sistema de Gestão Hospitalar é implantado no Hospital de Messejana
Ter, 14 de Julho de 2020 00:00

images/2020/banner_integra_sh_cb4-768x481.jpg

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, passou a contar com o IntegraSH, um sistema de gestão hospitalar online que reúne informações sobre todos os atendimentos realizados pela unidade. Além de otimizar a prestação de serviços, o projeto permitiu, a partir do investimento em tecnologia, a implantação do prontuário eletrônico.

 

Unidade terciária referência no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, o HM foi o primeiro hospital da rede estadual a receber o sistema. “A informatização é uma necessidade antiga da unidade. A coleta de dados deve ser instantânea e nós precisávamos acompanhar as evoluções. Recebemos esse sistema com alegria e não temos dúvidas das melhorias que serão implantadas. É uma nova fase”, descreve o diretor médico assistencial do HM, Carlos Augusto Lima Gomes.

 

O objetivo do IntegraSH é integrar todos os serviços de assistência, implementar melhorias, redesenhar processos, reduzir custos, agilizar o atendimento e, com isso, melhorar a experiência do paciente. A implantação do sistema está entre as ações inovadoras previstas na Plataforma de Modernização da Saúde, criada pela Sesa para proporcionar um serviço público de saúde de excelência à população.

 

Mais segurança

 

Com o IntegraSH, todas as informações do paciente serão armazenadas e unificadas. Os dados de identificação, exames, sintomas anteriores e tratamentos realizados ficarão armazenados e serão atualizados a cada atendimento.

 

images/2020/banner_site_integrash-768x481.png

 

“O sistema integrará as três portas de entrada dos pacientes na unidade: ambulatório, emergência e internações eletivas. Ou seja, por onde o paciente passar, os profissionais terão acesso a todos os registros. Se daqui a um ano o paciente precisar de algum serviço do hospital, ele terá o mesmo número de prontuário e todas as informações passadas estarão disponíveis”, explica o analista de implantação do IntegraSH, Elvis Almeida.

 

A organização dos dados, o registro eletrônico e o acesso ao histórico das pessoas atendidas possibilitam otimizar o trabalho, eliminar os desperdícios e minimizar a espera dos pacientes. Dessa forma, a gestão do Hospital e a Sesa conseguirão priorizar o que é mais necessário para a unidade.

 

Implantação

 

O IntegraSH será gerenciado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Sesa, responsável pelo desenvolvimento do projeto. O sistema começou a ser implantado em maio. No HM, cerca de 50 profissionais trabalham diariamente para aplicar a ferramenta e treinar as equipes assistenciais e administrativas.

 

“Renovamos todo o parque tecnológico da unidade, colocamos novos computadores, passamos cabos de transmissão em vários setores e disponibilizamos rede wireless em pontos estratégicos”, ressalta o coordenador da Tecnologia da Informação e Comunicação da Sesa, Ramsés Felipe de Oliveira.

 

Além do IntegraSH, também estão sendo implantados simultaneamente no HM o sistema de almoxarifado, o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), o Serviço de Organização de Prontuários (SOP) e a reorganização do Núcleo Interno de Regulação (NIR), setores fundamentais para a administração da unidade.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter: Jessica Fortes
Arte gráfica: Jeorge Farias

 

Serviços

Agenda - Setembro 2020

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados