lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Segurança do paciente é tema de atividades no Hospital de Messejana
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Segurança do paciente é tema de atividades no Hospital de Messejana
Sex, 20 de Setembro de 2019 00:00

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/img-20190919-wa0037%201.jpg

 

17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Este ano, o tema da campanha da Organização Mundial da Saúde é “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, com o slogan “Falemos todos pela Segurança do Paciente”. A campanha tem o objetivo de conscientizar e envolver os profissionais sobre a temática segurança do paciente e o seu papel para promover o cuidado seguro.

 

Nesta perspectiva, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, realizou na manhã de terça (17) e quarta-feira (18), uma programação que teve início com a posse dos novos membros do Comitê de Segurança do Paciente (CSP), seguido da apresentação do Plano de Segurança do Paciente (Onde estamos? Onde queremos chegar), ministrada pelo coordenador do Comitê, Dr. José Diógenes Ribeiro.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/foto-seguranca-do-paciente-19.png

 

Ele compartilhou as ações já desenvolvidas na instituição e destacou a importância do grupo na adesão dos protocolos. “Estamos aqui para minimizar os riscos, e é muito importante o envolvimento de toda equipe dentro desse processo”.


Durante a manhã de quarta-feira, 18, uma mesa moderada pela gerente de enfermagem Celiane Muniz, ressaltou os impactos positivos do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. Participaram da mesa o diretor geral Daniel de Sousa, o coordenador do comitê de Segurança do Paciente, José Diógenes Ribeiro e a líder do projeto no HM, Rakel Rocha Vasconcelos.

 

Daniel de Sousa ressaltou a importância de cada profissional fazer a sua parte, mas pensando no todo, na instituição. “Essa colaborativa foi um grande desafio. Nós não tivemos investimentos financeiros, nem tecnológicos para alcançar esses resultados. O resultado só foi possível graças à mudança de comportamento, o engajamento da equipe em fazer a diferença na segurança dos pacientes”, complementou.

 

Colaborativa

 

No final de 2017, o HM foi um dos 120 hospitais públicos selecionados em todo o Brasil para integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI – SUS), um projeto do Ministério da Saúde, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), considerado uma referência em melhores práticas de saúde para o paciente. Por meio do projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, a unidade conseguiu reduzir os casos de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), na Unidade de Terapia Intensiva Respiratória adulto (UTIR), unidade piloto de implantação do projeto.

 

Esse projeto reuniu uma série de melhorias que foram implantadas nas unidades, com o intuito de diminuir as infecções, como a implantação dos "bundles" seguindo a metologia do IHI. “São ações que todo profissional de saúde já conhece e já faz, mas a padronização e a implantação seguindo a metodologia, que promove o engajamento de pessoas e da equipe como um todo, fizeram total diferença nos resultados, a redução das infecções. Isso é motivo de comemoração”, ressaltou a gerente de enfermagem Celiane Muniz durante a sua fala.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/foto-celiane-seguranca-do-paciente.png


Dentro da programação teve ainda a palestra da enfermeira Kamila Sindeaux que mostrou como foi o processo de engajamento e envolvimento dos profissionais nas ações de melhoria baseado na metologia do IHI, que impactaram no sucesso da colaborativa e a palestra do infectologista Bráulio Matias que mostrou os impactos do projeto na redução de infecções na UTI respiratória, assim como na redução de infecção por bactérias Gram negativas multirresistentes.


Houve ainda o relato do filho de um paciente que esteve internado na UTI e que embora tivesse uma doença grave e alto risco de infecção, saiu sem intercorrência e já está em casa.


A programação foi finalizada com o relato de experiência da equipe multiprofissional da UTIR e apresentação dos impactantes resultados, motivo pelo qual foram certificados pelo HCor pela redução de mais de 50% na média das 3 IRAS, superando a meta proposta pela colaborativa.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/img-20190919-wa0049%201.jpg

 

Serviços

Agenda - Novembro 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados