lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Hospital de Messejana recebe certificação nacional por redução de infecções na UTI
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital de Messejana recebe certificação nacional por redução de infecções na UTI
Qua, 24 de Julho de 2019 00:00

 http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/certificacao-nacional-01.jpg

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, do Governo do Ceará, recebeu certificado de redução de infecções na Unidade de Terapia Intensiva Respiratória Adulto. O certificado é emitido pelo Hospital do Coração (HCor), em parceria com o Ministério da Saúde/ PROADI-SUS, por meio do “Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A certificação foi entregue durante o II Workshop Regional da colaborativa em Fortaleza, que ocorreu nos dias 11 e 12 de julho.

 

A UTI Respiratória Adulto do HM alcançou a meta proposta para três anos, reduzindo em 18 meses a densidade de incidência de Infecção do Trato Urinário Associado a Cateter Vesical de Demora (ITU-AC), de 6,61% para 0%. A redução foi de 100%. O setor também foi certificado por ter reduzido no mesmo período, a incidência de Infecção Primária de Corrente Sanguínea Associada a Cateter Venoso Central (IPCSL), de 1,8% para 0,3% e de Pneumonia Associada à ventilação mecânica (PAV), de 7,2% para 1,2%. Em ambos, a redução foi de 83%.

 

Os protocolos de segurança do paciente são imprescindíveis para uma rápida e eficaz recuperação. Com a adoção de protocolos, foi possível o HM reduzir consideravelmente e até zerar a incidência de casos de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) na UTI Respiratória Adulto. A redução de infecções começou em 2017, quando a unidade passou a integrar o Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. Em abril de 2019, a UTIR conseguiu reduzir 46% os casos de IRAS.

 http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/certificacao-nacional-02.jpg

 

Resultados

 

A enfermeira e gestora do projeto no HM, Kamila Sindeaux, explica que os resultados alcançados estão bem acima da meta nacional. “Essa é primeira etapa da colaborativa, a meta era reduzir em 30% e nós já batemos a meta estabelecida para os 36 meses de projeto”, ressalta.

 

O coordenador de enfermagem da UTI Respiratória, Renato Bezerra, ressalta os benefícios dos resultados alcançados. “Reduzimos os dias de permanência do paciente na UTI e assim, reduzimos o uso de antibióticos e os custos hospitalares e consequentemente, aumentamos a rotatividade dos leitos e melhoramos a qualidade de vida dos pacientes. Esse trabalho tem dado sentido e estímulo ao nosso dia a dia e mais do que isso, garante uma assistência de qualidade e melhora a experiência dos nossos pacientes”, avalia.

 http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/certificacao-nacional-03.jpg

 

Ações

Entre as ações realizadas que têm reduzido as infecções estão os constantes treinamentos, a implantação de protocolos que normatizam os cuidados com os pacientes e a estruturação de um time de observação, que diariamente avalia e monitora a adesão aos protocolos e aos diversos itens do pacote de diretrizes estabelecidos, como a realização da higiene oral, elevação de cabeceira, diminuição de sedação, entre outros.

 

“Com a assessoria do Hospital do Coração de São Paulo, foi possível reestruturar os processos e implantar diversas melhorias. Os treinamentos e a adesão aos processos de 95% da equipe, nós fechamos o primeiro ciclo do projeto de forma muito positiva. Foi graças ao trabalho preventivo da equipe multiprofissional que compõe a UTI, que nós estamos reduzindo as infecções”, avalia a médica diarista da UTIR, Raquel Feijó.


Próximos passos

 

Após os resultados alcançados, segue o acompanhamento contínuo das ações e metas. O próximo passo, é garantir a sustentabilidade das ações implementadas na unidade piloto e ampliar para as demais UTIs do hospital. Em setembro, os resultados da colaborativa que envolve 119 hospitais de todo o Brasil, serão apresentados em São Paulo.

 

Serviços

Agenda - Agosto 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados