lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Hospital promove evento sobre Insuficiência Cardíaca
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Hospital promove evento sobre Insuficiência Cardíaca
Qui, 04 de Julho de 2019 00:00

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/banner-insuficincia%20cardaca%201.jpg

 

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica e mais letal que alguns tipos de câncer. Fazer alguma atividade física, ter uma alimentação balanceada com frutas, legumes, verduras e menos sal e açúcar, por exemplo, são hábitos simples e que ajudam a ter um coração saudável. Na próxima terça-feira, 9 de julho, Dia Nacional de Alerta da Insuficiência Cardíaca, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) promoverá atividades educativas para dialogar sobre a importância do diagnóstico precoce, os primeiros cuidados e o acompanhamento multiprofissional.

 

A ação iniciará às 9 horas, no auditório do Hospital de Messejana, unidade do Governo do Ceará. A programação será aberta ao público. Haverá roda de conversa com a fisioterapeuta Socorro Quintino, coordenadora da Reabilitação Cardíaca do HM. A especialista falará sobre a importância das mudanças de hábito para uma melhor qualidade de vida.

 

“A Insuficiência Cardíaca afeta principalmente os pacientes idosos, mas ainda é pouco conhecida da população e requer um bom diagnóstico para ser tratada adequadamente”, explica João David, coordenador da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do HM. O médico ressalta, ainda, que rastrear doenças desconhecidas, monitorar hábitos de vida e buscar a medicação adequada são etapas indispensáveis para o tratamento da doença.

 

 

Sobre a doença

Os principais fatores de risco para desenvolver a insuficiência cardíaca são pressão alta, diabetes, histórico de infarto e insuficiência renal crônica. A doença normalmente se desenvolve em decorrência de condições prévias que podem lesar o coração. O músculo cardíaco começa a falhar e torna-se incapaz de fornecer sangue suficiente para o organismo e em alguns casos fica enrijecido.

 

Nas duas situações, o coração passa a bombear menos sangue do que deveria para suprir as necessidades do corpo. Quando torna-se parcialmente enrijecido, perde a capacidade de relaxar sua musculatura e receber todo o sangue que retorna. Em alguns casos, as duas situações acontecem simultaneamente. Os sintomas são fadiga, incapacidade de realizar atividades de rotineira, falta de ar, inchaço dos membros inferiores e tosse persistente.

 

 

Referência

No Ceará, a Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana é referência no tratamento da insuficiência cardíaca. A equipe multiprofissional conta com enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas que acompanham os pacientes da unidade.

 

  

Serviço

Dia Nacional de Alerta da Insuficiência Cardíaca
Data: 9 de julho, terça-feira
Horário: 9 horas
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – Av. Frei Cirilo, 3480, Messejana
Evento aberto ao público

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/cartaz%20insuficincia%20cardaca%201.jpg

 

 

Serviços

Agenda - Agosto 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados