lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Controle da asma é possível
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Controle da asma é possível
Sex, 03 de Maio de 2019 00:00

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/banner_instranet_hm_convite_asma.png

 

Tosse, dificuldade para respirar, chiado no peito, respiração rápida e curta e desconforto torácico. Esses são alguns sintomas da asma, uma das doenças respiratórias crônicas (DRC) mais comuns na população brasileira. O Dia Mundial de Combate à Asma, em 5 de maio, ressalta a importância de informar a população sobre a doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, ocorrem no Brasil, em média, 350 mil internações anualmente. A asma é a terceira ou quarta causa de hospitalizações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (2,3% do total), conforme o grupo etário considerado. Mas apesar da prevalência, é possível diminuir as crises e consequentemente as internações.


Para debater e orientar sobre o assunto, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) realizará um evento para pacientes atendidos pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle (Procam). A ação acontecerá no dia 14 de maio, no auditório “A” da instituição, às 8h, e tem como objetivo conscientizar o público sobre os principais cuidados relacionados a doença.


A equipe multidisciplinar do Procam, ministrará palestras para os pacientes, com a participação de pneumologistas, enfermeiros, nutricionistas e farmacêutico. As orientações, voltadas para o controle da doença, mostrarão como deve ser o ambiente em que o asmático vive, como administrar as medicações de forma correta e sobre a importância do controle do peso.


Atualmente, 2.900 pacientes são atendidos pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana, que conta com uma equipe de profissionais de saúde altamente capacitada para tratar pacientes com problemas mais complexos relacionados à asma.


A proposta do programa é oferecer mais qualidade de vida aos pacientes. “Todos os anos nós realizamos esse evento com o objetivo de destacar a importância dos cuidados com a doença. Fazendo o acompanhamento médico e seguindo o tratamento de acordo com as orientações da equipe multiprofissional, é possível diminuir a frequência das crises e consequentemente as internações”, ressalta a pneumologista e coordenadora do Procam, Isaura Espínola.


Ainda em alusão ao Dia Mundial da Asma, a sessão clínica do dia 7 de maio, será ministrada pelo pneumologista da Santa Casa de São Paulo, Roberto Stirbulov. Com o tema “o uso de imunobiológicos na asma grave eosinofílica”, a sessão clínica acontecerá no auditório “A” do HM, às 8h30.


Asma

A doença causa o estreitamento dos bronquíolos – pequenos canais de ar dos pulmões, dificultando a passagem do ar. A asma acomete pessoas de qualquer idade, mas é mais comum ela ser diagnosticada ainda na infância. A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores: genéticos (história familiar de alergias respiratórias – asma ou rinite) e ambientais.


Cuidados

A asma é uma doença crônica, portanto sem cura, mas pode ser controlada. O tratamento visa principalmente a melhoria da qualidade de vida do paciente. Além dos medicamentos, é necessário medidas educativas e de controle dos fatores que disparam a crise da asma.


Os principais fatores de risco são o fumo e a exposição a produtos irritantes: pólen, mofo, ácaros, fumaça de cigarro, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e até determinados alimentos. Resfriados, gripes, estresse emocional e a prática de alguns exercícios sem acompanhamento profissional também podem desencadear crises asmáticas.


O diagnóstico da doença é feito por meio de uma anamnese – entrevista com o médico, por isso a importância de procurar ajuda ao se deparar com alguns dos sintomas iniciais. Em crianças de até cinco anos, o exame clínico é a principal forma de diagnóstico, entretanto, é sempre recomendado realizar a prova de função pulmonar para classificar a gravidade.

Assessoria de Comunicação do HM
Jessica Fortes

 

Serviços

Agenda - Maio 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados