lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Socialização estimula pacientes a continuarem o tratamento na Reabilitação Pulmonar
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Socialização estimula pacientes a continuarem o tratamento na Reabilitação Pulmonar
Ter, 23 de Outubro de 2018 00:00

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/banner-reabilitacao-2018-01.jpg

 

O Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, vem ao longo de seus 19 anos de existência, apresentando como prática diária a assistência, educação e pesquisa aos seus pacientes. Para estimular cada vez mais o tratamento, durante todo o ano, diversas atividades são promovidas pela equipe multidisciplinar, fazendo com que os pacientes entendam as mudanças psicológicas e físicas que a doença pode provocar, tornando-os aptos a desenvolver atitudes de automanejo da doença.

 

No dia 16 de outubro de 2018, os pacientes da Reabilitação Pulmonar participaram de um passeio ao Sítio 15 de Outubro, localizado no município de Eusébio. Acompanhados de toda a equipe de saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social, residentes e alunos do curso de aprimoramento em Fisioterapia), eles tiveram um dia diferente e superanimado, promovido pela Associação Cearense dos Portadores de DPOC.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/banner-reabilitacao-2018-02.jpg

 

Na ocasião foram realizadas várias atividades, como bingo, lanche, colheita de frutas e participação especial do coral “Viva o Ar”, um novo projeto da Reabilitação Pulmonar que desafia ainda mais os limites dos pacientes. “Foram momentos de grande descontração e de conquistas. Familiares e profissionais se uniram com o objetivo de levar autonomia, socialização, segurança e lazer aos pacientes”, comemora a coordenadora do Programa de Reabilitação Pulmonar, Tereza Morano.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/banner-reabilitacao-2018-03.jpg

 

Ela ressalta que a educação por meio da socialização pode estimular a aderência do paciente ao tratamento, “fazendo com que eles entendam as mudanças psicológicas e físicas que a doença pode provocar e aprendam a lidar adequadamente com elas, tornando-se mais aptos a desenvolver atitudes de automanejo da doença e a longo prazo a adaptação ao novo estilo de vida”.

 


Programa de Reabilitação Pulmonar

 

O Programa de Reabilitação Pulmonar ajuda na recuperação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, fibrose cística, doenças pulmonares intersticiais, doenças respiratórias associadas à obesidade, distúrbios neuromusculares, hipertensão pulmonar, câncer de pulmão, pré e pós operatórios e desde 2011 recebe todos os pacientes candidatos a transplante de pulmão.


O paciente ingressa no programa por indicação médica. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional do programa, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.

 

No programa os pacientes realizam atividades de condicionamento físico, sessões de relaxamento e trabalhos manuais, ministrados por terapeuta ocupacional. Os pacientes também participam de um programa de treinamento físico, realizado por fisioterapeutas, com alongamento, aquecimento, exercícios com alteres, esteiras, bicicletas ergométricas e caminhadas semanais, no bosque do hospital.

 

 

Acesso ao Programa
Para entrar no programa de Reabilitação Pulmonar o paciente deve ser encaminhado por um médico pneumologista.

 

 

Serviço:
Programa de Reabilitação Pulmonar do HM
Tel.: (85) 3101-4065

 

 


Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Jessica Fortes
3101-4092

 

Serviços

Agenda - Abril 2019

Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados