lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Página Inicial Noticias Lista de notícias Equipe da “Caminhada no Bosque” promove “Arraiá” para pacientes
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Equipe da “Caminhada no Bosque” promove “Arraiá” para pacientes
Sex, 22 de Junho de 2018 00:00

 http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-01.jpg

 

O clima de São João tomou conta do Bosque dos Eucaliptos, na entrada do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública estadual. O “Arraiá” promovido na manhã de quinta-feira, 21, pela equipe do Projeto Caminhada no Bosque, reuniu pacientes e servidores, em uma animada festa junina, com direito a quadrilha improvisada e comidas típicas.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-02.jpg

 

A dona de casa Maria Luzanira, de 59 anos, tem hipertensão pulmonar, uma denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, causando cansaço e desmaios. Desde 2009, ela é acompanhada pela equipe da Reabilitação Pulmonar e semanalmente participa de atividades no Bosque do hospital. Hoje, ela e outros pacientes cantaram e dançaram quadrilha, esquecendo por alguns instantes as limitações que a doença impõe.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-03.jpg

 

“Eu sou dependente do oxigênio 24h, levo o balão para todo lugar, mas não deixo de fazer minhas coisas por causa da doença. Antigamente não era assim, vivia cansada, passando mal nos lugares. Depois que comecei a fazer a reabilitação pulmonar e atividades como a caminhada no bosque, eu aprendi a viver de novo. Eu até consigo dançar”, comemora.

 

O instrutor do Projeto Caminhada no Bosque, Edmar Lima, ressalta que os pacientes encontram no grupo não apenas a terapêutica física, mas também todo o apoio para a socialização e fortalecimento emocional. “Em momentos como esse, nós conscientizamos eles de que é possível levar uma vida normal, com alegria, sempre respeitando suas limitações. Todos dançaram no seu ritmo, sem sentir falta de ar, isso nos deixa muito otimistas”, complementa.

 

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-04.jpg

 

O aposentado Martins da Silva, de 90 anos, é o mais experiente do grupo e durante a festa junina foi um dos que dançou com mais animação. Diagnosticado com insuficiência respiratória, consequência do fumo, ele é acompanhado há 9 anos pelo grupo. “A única reclamação é que deveria ter encontro todo dia (risos). Eu gosto de fazer os exercícios, gosto dos profissionais e depois que comecei a fazer o acompanhamento nunca mais fiquei internado”, comemora.

 

O Projeto Caminhada no Bosque, criado em 2006, tem atualmente 52 pacientes de Fortaleza e do interior do estado. Ele foi desenvolvido para que os pacientes que concluíram os três meses de tratamento no Programa de Reabilitação Pulmonar, fossem conscientizados sobre a importância da prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida e também para orientar sobre como fazer esses exercícios. O grupo reúne-se às terças e quintas e fazem caminhadas, exercícios nos aparelhos de musculação e aulas com técnicas da medicina tradicional chinesa, como o Tai Chi Chuan.

 

O grupo é acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos da Universidade de Fortaleza, que tem parceria com o Hospital de Messejana. Os participantes também tem apoio da equipe multidisciplinar do hospital.

 

 

Programa de Reabilitação Pulmonar


O Projeto é uma extensão do Programa de Reabilitação Pulmonar, que ajuda na recuperação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar, asma, câncer de pulmão, fibrose pulmonar e pneumopatias crônicas em geral.


O paciente ingressa no programa por indicação médica. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional do programa, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.


No programa os pacientes realizam atividades de condicionamento físico, sessões de relaxamento, trabalhos manuais, ministrados por terapeuta ocupacional e aulas de yoga. Os pacientes também participam de um programa de treinamento físico, realizado por fisioterapeutas, com alongamento, aquecimento, exercícios com alteres, esteiras, bicicletas ergométricas e caminhadas semanais, no bosque do hospital.

 


Acesso ao Programa
Para entrar no programa de Reabilitação Pulmonar o paciente deve ser encaminhado por um médico pneumologista.

 
Serviço:
Programa de Reabilitação Pulmonar do HM
Tel.: (85) 3101-4065




Fotos: Ascom/HM

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Jessica Fortes
3101.4092

 

Serviços

Agenda - Janeiro 2022

Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados