lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis

Hospital de Messejana abre inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo
Qua, 11 de Junho de 2014 00:00

alt

Nesta sexta-feira, dia 13 de junho, serão abertas as inscrições para o Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). A partir das 8h, serão distribuídas senhas para os interessados na Sala do Tabagismo. Estão disponíveis 50 vagas. Os candidatos devem estar com a seguinte documentação: RG, CPF, Comprovante de Residência e uma foto 3x4.

O Programa de Controle do Tabagismo do HM iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência. Durante mais de dez anos de atuação, a equipe do Programa atendeu mais de 2.500 pacientes, oferecendo os melhores tratamentos disponíveis para curar a dependência da nicotina, com a atenção dos mais conceituados profissionais da área.

Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.


Serviço:

Mais informações e inscrições:
Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
(85) 3101-4062



Mais informações à imprensa:

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães - Mtb CE01714JP Contato: (85) 3101-4092





 
Hospital de Messejana promove Simpósio sobre Transplante de Pulmão no Congresso de Pneumologia
Qui, 13 de Junho de 2013 00:00
Para destacar os 80 anos do Hospital de Messejana durante o XV Congresso Norte Nordeste de Pneumologia e Tisiologia,  nesta quinta-feira, dia 13, às 12h30min, o Hospital promoverá o Simpósio “Aspectos atuais do transplante de pulmão”, que será ministrado pelo cirurgião torácico José Jesus Camargo Peixoto, precursor do transplante de pulmão no Brasil. “O Dr. Camargo foi um dos grandes incentivadores da Equipe de transplante pulmonar do Hospital de Messejana. É um dos exponenciais desta área no país e a experiência dele vai nos ajudar a continuar na busca pela excelência”, ressaltou o diretor geral do Hospital de Messejana. Ernani Ximenes.

O XV Congresso Norte Nordeste de Pneumologia e Tisiologia acontece entre os dias 12 e 15 de junho, na Fábrica de Negócios, em Fortaleza. O evento vai reunir profissionais que são referências nesta especialidade e oferecerá uma rica programação que vai contemplar as diversas áreas da Pneumologia, entre as quais Câncer de Pulmão, Pneumonias, Tuberculoses, Tratamento do Fumante, Ventilação Mecânica, Doenças Respiratórias Alérgicas, entre outras.

Transplante de Pulmão no Hospital de Messejana

O primeiro transplante de pulmão das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país foi realizado pela equipe do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, coordenada pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto, em junho de 2011. Ele ressaltou que a primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento aos pacientes com graves problemas respiratórios. “Antes, esses pacientes não tinham alternativa de tratamento, agora têm a disposição um serviço de alta qualidade para o tratamento”, disse Antero. Onze pacientes já foram transplantados. Atualmente, quatro estão na fila aguardando o transplante de pulmão.

Para ter acesso ao serviço ao Programa de Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, o paciente precisa ser encaminhado pelo médico de seu estado de origem, que deve enviar um relatório clinico com os dados do paciente e o motivo da indicação do transplante. O paciente é agendado para uma consulta com a equipe clínica e cirúrgica do programa do Hospital de Messejana. Depois de uma avaliação criteriosa poderá ser incluído em lista para ser transplantado, ou o transplante pode ser contra-indicado.

Serviço: XV Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia
Data: 12 a 15 de junho
Local: Hotel Praia Centro - Fábrica de Negócios Av. Mons Tabosa, 740 – Praia de Iracema
Mais informações e Inscrições: http://www.congresso.scpt.org.br

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães (Mtb 01714 jp)
Tel.:  (85) 3101-4092
 
Assembleia Legislativa do Ceará homenageia HM pelos seus 80 anos
Qui, 09 de Maio de 2013 00:00

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/foto-80anos-hm-fachada.jpg

 

 

Amanhã, 10 de maio, às 15h a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realiza sessão solene em comemoração aos 80 anos do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). Segundo o diretor geral do Hospital, Ernani Ximenes, “será uma oportunidade para reconhecer e celebrar a importância da Instituição para a saúde dos cearenses”. Inaugurado em primeiro de maio de 1933, ao longo do tempo, o Hospital de Messejana se consolidou como o mais importante centro nas áreas cardíaca e pulmonar do Norte e Nordeste, dispondo de procedimentos de alta complexidade nessas áreas. Hoje, a Instituição é referência nacional em transplante cardíaco, pioneiro no Projeto Coração Artificial e em transplante de pulmão, sendo o único a realizar esse procedimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A solenidade foi requerida pelos deputados Fernanda Pessoa, Lula Morais, Dr. Sarto e Fernando Hugo.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Stella Magalhães -  Mtb CE01714JP

Contato: (85) 3101-4092

 

 
Estrutura Organizacional
Ter, 11 de Junho de 2013 00:00

Ernani Ximenes Rodrigues

Direção Geral

alt

Tel.: (85) 3101.4076

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Ester Almeida Lessa

Diretoria Administrativo-financeira

http://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/foto-dra-ester-hm-2014.jpg

Tel.: (85) 3101.4080

 

 

 

Filadelfia Passos Rodrigues Martins

Diretoria Médica Assistencial

Dra. Filadelfia

Tel.: (85) 3101.4126

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

 

Ana Lúcia Nocrato

Diretoria Técnica

Dra Ana

Tel.: (85) 3101.4096

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
Programação cultural celebra Dia do Ceará
Seg, 17 de Janeiro de 2011 09:28
Nesta segunda-feira, dia 17 de janeiro, o Governo do Estado realiza a solenidade de comemoração ao Dia do Ceará, que resgata os valores cívicos da população do Estado. A cerimônia oficial acontece em Aquiraz, primeira capital do Estado, na Praça das Flores, às 8 horas. Em seguida, também em Aquiraz, acontecerá uma visita Guiada ao Museu Sacro São José do Ribamar e, no anexo ao Museu haverá a exposição de artes plásticas "Caminhos da serigrafia do artista Zé Tarcísio" e uma Feira de Artesanato. A população de Aquiraz também poderá conferir, a partir das 9 horas, na Praça da Matriz, a biblioteca Volante da Secretaria da Cultura. Ainda na Praça da Matriz de Aquiraz, a partir das 17 horas, será a vez de conferir as apresentações do Maracatu Az de Ouro e um show da dupla Ítalo e Reno.

As atividades de comemoração ao Dia do Ceará também se estendem a Fortaleza. No Theatro José de Alencar, às 18 horas, acontece a apresentação da Camerata Eleazar de Carvalho. No Museu da Imagem e do Som, o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, faz uma palestra sobre a História do Ceará na Música Popular Brasileira no período da cera (1902 a 1962), às 15 horas. No Sobrado Dr. José Lourenço, acontecerá a exposição-relâmpago "Com o Ceará no coração", das 10 horas às 19 horas.

Dia do Ceará - O Dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da lei nº13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.  A Lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará.

16.01.2011
Secretaria da Cultura do Estado
Sonara Capaverde
 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Serviços

Agenda - Dezembro 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Hospital de Messejana - Dr. Carlos Alberto Studart - Avenida Frei Cirilo, 3480 - Messejana - CEP - 60.846-190 Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101-4075 Fax: (85) 3101-4078

© 2009 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados