Cardiologia

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é certificado pelos programas de Boas Práticas Clínicas em Cardiologia (BPC) e de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) como Centro de Excelência em Cardiologia (2020).

 

É referência em Cardiologia Clínica, Hemodinâmica e Cirúrgica, incluindo transplantes adultos e pediátricos, para todo o Ceará e para vários estados das regiões Norte e Nordeste. Os melhores profissionais da Cardiologia do Ceará estão no HM. A instituição também é referência nacional no campo da educação para médicos em formação, dispondo de residência e cursos em diversas especialidades da Cardiologia.

 

Cirurgia Cardiovascular

 

O Hospital de Messejana disponibiliza aos usuários do SUS acesso aos mais complexos tratamentos para doenças cardíacas e cardiovasculares. Possui, em seu corpo clínico, médicos cirurgiões que realizam diversos procedimentos de grande porte e outros menos invasivos. Dentre as cirurgias, estão a revascularização do miocárdio e os transplantes cardíacos. São realizadas, ainda, intervenções valvulares e tratamento de aneurismas, de mixomas e de condições congênitas.

 

Hemodinâmica

 

Na Unidade de Hemodinâmica, os pacientes têm acesso a procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos na área cardiovascular, como implantes de marca-passo, cardioversor desfibrilador implantável (CDI), cateterismo, angioplastias com stent, dentre outros. São tratamentos menos invasivos que, muitas vezes, solucionam definitivamente a enfermidade cardíaca.

 

Dentre os procedimentos ofertados, estão: cateterismo cardíaco, angioplastia coronária e periférica, colocação de endopróteses, estudo eletrofisiológico e tratamento de arritmias; tratamento do infarto agudo do miocárdio, implante de marca-passo provisório, biópsia miocárdica, estudo de resistências vasculares e reatividade a drogas, estudo de tratamento de algumas cardiopatias congênitas, tratamento de estenoses da válvula mitral e pulmonar, embolizações vasculares pulmonares e arteriografias periféricas.

 

Insuficiência Cardíaca e Transplante Adulto

 

Referência nas regiões Norte e Nordeste em transplante cardíaco, o Hospital de Messejana dispõe de uma equipe de excelência na área. Médicos, cirurgiões, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo, dentista e nutricionista atuam na Unidade de Insuficiência Cardíaca e Transplante.

 

Cardiologia e Transplante Pediátrico

 

O Hospital de Messejana se destaca como o segundo centro do Brasil na realização de transplante cardíaco infantil, posicionando-se logo após o Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP). Além deste, o País conta ainda com o Incor Brasília e o Incor de Porto Alegre.

 

No Ceará, o transplante cardíaco infantil teve início em 2002. Os pacientes contam com a atenção de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais disponíveis em tempo integral para atendê-los, têm acesso a tratamento diferenciado com consultas semanais em ambulatório, acesso prioritário na Unidade de Pediatria e na realização de exames de hemodinâmica, de laboratório e de imagem.