Transplante

29 de setembro de 2022 - 16:58

Serviço de Transplante Adulto

Referência nas regiões Norte e Nordeste em transplante cardíaco, o Hospital de Messejana dispõe de uma equipe de excelência na área. Médicos, cirurgiões, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, psicólogo, dentista e nutricionista atuam na Unidade de Insuficiência Cardíaca e Transplante.

Serviço de Transplante Pediátrico

O Hospital de Messejana se destaca como o segundo centro do Brasil na realização de transplante cardíaco infantil, posicionando-se logo após o Instituto do Coração de São Paulo (Incor-SP). Além deste, o País conta ainda com o Incor Brasília e o Incor de Porto Alegre.

No Ceará, o transplante cardíaco infantil teve início em 2002. Os pacientes contam com a atenção de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais disponíveis em tempo integral para atendê-los, têm acesso a tratamento diferenciado com consultas semanais em ambulatório, acesso prioritário na Unidade de Pediatria e na realização de exames de hemodinâmica, de laboratório e de imagem.

Serviço de Transplante Pulmonar

O HM é o único centro médico das regiões Norte e Nordeste a realizar o transplante de pulmão. O serviço teve início em 14 de junho de 2011 e conta com o profissionalismo de uma equipe formada por cirurgiões torácicos, pneumologistas, anestesiologista, enfermeiras, fisioterapeutas, assistente social, psicóloga, nutricionista, dentista e terapeuta ocupacional.

A primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento dos pacientes com graves problemas respiratórios das referidas regiões, que antes não tinham alternativa de tratamento local, sendo necessário o deslocamento até São Paulo. Nestes 11 anos de atuação, foram realizados 50 transplantes de pulmão.