Programas de Reabilitação

11 de outubro de 2022 - 09:17

Reabilitação Cardíaca

 
A Reabilitação Cardíaca, do Hospital de Messejana, iniciou suas atividades em 2009 através de um projeto piloto com foco na reabilitação de pacientes transplantados cardíacos. Os resultados fortaleceram a proposta de expandir o programa para outras categorias de pacientes, tais como: pacientes com insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e com valvopatias.
 
O acesso ao programa se dá através de encaminhamento médico diretamente. No setor, o paciente recebe acolhimento e abordagem multiprofissional que envolve fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.
 
Ao longo de 20 semanas de sessões semanais, focadas no condicionamento físico e combate aos fatores de risco, os participantes alcançam resultados positivos da qualidade de vida, melhora funcional e retorno laboral. Os desfechos clínicos são monitorados através de indicadores de resultados e indicadores de adesão ao programa.
 
Centenas de pacientes já foram reabilitados, no modelo contemporâneo de reabilitação, com a utilização de ferramentas de avaliação de baixo custo, que envolvem não somente o exercício físico, mas também educação em saúde. Atualmente, o Programa de Reabilitação do Hospital de Messejana faz parte de uma rede colaborativa internacional e participa de um Registro Internacional de Reabilitação Cardíaca, através do Conselho Internacional de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (Canadá), com objetivo de melhorar seus desfechos e entrega à população.
 

Reabilitação Pulmonar

 
O Programa de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana surgiu em 1999. Por meio de exposição teórica de caráter informativo e educativo, de programas de exercícios adequados, adaptados a cada paciente com doenças pulmonares.
 
O paciente ingressa no programa pela indicação do médico. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.
 
Os benefícios para a saúde dos pacientes são gerados por explanações e debates aliados a atividades físicas bem executadas. Os exercícios aumentam a capacidade de trabalho cardíaco, a eficiência dos pulmões e a capacidade dos músculos, levando um melhor desempenho do paciente em todas as atividades cotidianas, aumentando habilidades de autoajuda e proporcionando uma melhor expectativa de vida.